read

Seja através de plataformas e aparelhos inteligentes ou objetos do cotidiano conectados, a IOT (Internet of Things) está modificando nossa visão do mundo e como nos vemos nele. A receita gerada pela IOT vai atingir 309 bilhões de dólares até 2020. É por causa desta previsão e do enorme potencial de mercado da IOT, que empresários e investidores estão de olho nas startups.

A Gartner estima que até 2020, cerca de 26 milhões de dispositivos estarão conectados à internet, sendo que 50% desse crescimento será impulsionado por startups com menos de 3 anos de idade.

É comum a crença de que grandes empresas sejam as responsáveis pelo avanço da IOT. Mas o fato é que pequenas empresas inovadoras e empreendedores são os principais responsáveis pelo desenvolvimento de produtos inteligentes e conectados à grande rede.

Muitos fatores prejudicam ou até matam a inovação nas grandes empresas, pois na maioria delas não existem processos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. As startups, por outro lado, tiram proveito de softwares open source e hardwares de baixo custo para criar produtos inovadores que melhoram nossas vidas.

Vamos dar uma olhada em algumas startups que já estão nessa onda:

Chui

www.getchui.com

Chi é apontada como a empresa mais inteligente do mundo. Ela combina reconhecimento facial com tecnologia avançada para tornar nossas casas mais seguras. Chui sustenta a ideia de nossos rostos são únicos e não podem ser hackeados, dispensando sistemas de segurança complexos com códigos e senhas.

Heapsylon

www.sensoriafitness.com

Heapsylon está no setor de wearables (tecnologias vestíveis). Seu principal produto é um par de meias que ajuda os corredores a prevenir lesões. As meias são equipadas com sensores de pressão que monitoram a velocidade, as calorias, a altitude e também a cadência, o centro de gravidade, a distribuição do peso no pé e a forma como andamos ou corremos. Estas meias ajudam os corredores a identificar estilos de corrida prejudiciais, evitando assim, danos ao corpo.

Enlighted

enlighted.com

Fundada em 2009, a Enlighted vem trabalhando em sistemas de iluminação inteligente de espaços e na criação de produtos IOT. A empresa desenvolveu o People Smart Sensors que reúne dados em tempo real de cada luminária dentro de um estabelecimento, para controle da iluminação e consumo de energia. A Enlighted atualmente está desenvolvendo um produto chamado Occupancy Sensing App, que monitora o calor e o movimento em uma determinada sala.

Adhere Tech

adheretech.com

A Adhere Tech comercializa um frasco de comprimidos inteligente que evita esquecimentos e erros de dosagem dos medicamentos. Sensores acoplados ao frasco detectam quando uma dose ou pílula é retirada do recipiente. Se um paciente se esquece da dose, ele é lembrado por telefonemas automáticos, mensagens de texto, luzes no frasco, etc. O produto também coleta os dados para que o médico saiba se seu paciente está tomando os remédios de forma correta.

Humavox

www.humavox.com

A tecnologia wireless é, de certa forma, um requisito para a IOT. Porem nada está a altura da Humavox que promete eliminar fios e baterias com uma única estação de origem, capaz de carregar todos os aparelhos recarregáveis simultaneamente. Quando um dispositivo é colocado ao alcance da estação, um tipo de transferência de energia é iniciada automaticamente. Quando o dispositivo atinge sua carga máxima, a transferência se encerra.

Iotera

www.iotera.com

A empresa desenvolve um dispositivo com sensor GPS incorporado capaz de enviar dados para um smartphone. O produto tem utilidades diversas, já que possui sensores de temperatura, movimento e alerta de áudio. Assim fica fácil encontrar um pet perdido, um carro estacionado no shopping, uma chave em casa sob uma almofada, saber quando uma porta em casa foi aberta, etc.

Electric Imp

electricimp.com

Electric Imp é uma plataforma de serviços com software integrado, APIs, servidor de nuvem, sistema operacional e hardware, que facilita a conexão de dispositivos à internet. A plataforma pode ser utilizada para uma ampla variedade de funções, como por exemplo acionar os irrigadores do jardim de acordo com padrões climáticos, ligar o aquecedor remotamente quando se está a caminho de casa, etc.

iPontual

www.ipontual.com.br

iPontual é um serviço brasileiro que permite aos empregados de uma empresa ou residência, marcar os horários de entrada e saída do trabalho, digitando uma senha através de um telefone fixo. A plataforma desenvolvida pela DTM integra telefonia com a nuvem, trazendo simplicidade para o dia a dia dos empregados e controle para os empregadores.

Author

Rafael Mahler

UI / UX Designer at DTM Tecnologia da Informação

Meu principal foco de atuação é a criação de projetos com interfaces intuitivas, fáceis e agradáveis de utilizar. Transito bem entre publicidade, marketing e entretenimento, pesquisando continuamente e filtrando tendências para aplicação no dia a dia dos nossos clientes.